II Congresso Brasileiro de Humanidades Médicas
O II Congresso Brasileiro de Humanidades em Medicina foi iniciado em 9 de outubro de 2012, com a conferência Medicina: a construção do futuro, proferida por Roberto Luiz d’Avila, presidente do Conselho Federal de Medicina. D’Avila apresentou aos participantes do encontro inventos recentes que têm sido usados na prática da assistência em saúde em diferentes países do mundo, como robôs equipados com câmeras que intermediam a relação entre médicos e pacientes e aparelhos que minimizam a necessidade de que o paciente se submeta ao exame direto ou às interpretações do médico. As práticas assistências trazidas por essas novas tecnologias foram comparadas com o modo pelo qual a assistência foi prestada em décadas recentes, sob a perspectiva de suas implicações éticas e humanas.
Após a conferência, foi realizada uma apresentação cultural, a opereta-radiofônia A noiva do condutor, de Noel Rosa, montada pelo coral da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), com direção musical de Eduardo Fernandes e direção cênica de Reynaldo Puebla.
O Congresso aconteceu na cidade de São Paulo entre os dias 9 e 11 de outubro, realizado pelo Conselho Federal de Medicina e pelo Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp).
Acesse AQUI as fotos do encontro.