Medicina e Arte – Gerard Dou – A fêmea hidrópica (1663)
Medicina e arte estão intrinsicamente relacionadas e exercem, ao longo da história da humanidade, enorme fascínio nas pessoas. Por vezes, é difícil definir se estamos diante de uma obra de arte ou de tratado médico. Desde os primórdios da civilização pintores consagrados retrataram as mais variadas doenças, seus diagnósticos e tratamentos, levando em conta o conhecimento médico-científico da época e suas próprias vivências.
O projeto “Medicina e Arte” traz, regularmente, uma análise curta e didática de obras primas que abordaram temas médicos das mais variadas especialidades médicas. Os detalhes iconográficos, os dados históricos e interpretações das obras selecionadas estão respaldados pelas referências bibliográficas que estão disponíveis ao final de cada vídeo.
Temas médicos “– Medicina e Arte” é um projeto pioneiro no país, idealizado pelo Prof. Alexandre Faisal, do Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), que tem potencial de integrar o conhecimento das artes no currículo acadêmico, oferecer à comunidade FMUSP material didático que aborda a interação medicina e cuidados de saúde, e disponibilizar à população uma visão descomplicada das obras de arte que retratam temas médicos.
Confira abaixo o vídeo.
* Com informações da FMUSP