VIII Congresso Brasileiro de Humanidades destaca trabalhos e obras


A Comissão selecionou obras de arte, posters e banners para exposição no VIII Congresso

O VIII Congresso Brasileiro de Humanidades Médicas alcançou um de seus pontos altos com a divulgação e apresentação de trabalhos, banners e obras artísticas. O evento, promovido pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), ocorreu nos dias 21 e 22 de setembro, na capital brasileira. “O congresso tem como propósito central fomentar uma discussão profunda e reflexiva sobre questões humanísticas no campo da medicina, e as obras selecionadas elevaram ainda mais essa missão”, pontuou a coordenadora da Comissão de Humanidades do CFM, Helena Carneiro Leão.

Além de quadros, fotografias, cordel, esculturas, ilustrações, charges e exposições de livros, o evento foi palco de trabalhos acadêmicos sobre humanidades. Durante a prévia da atividade, a comissão organizadora do evento enfrentou o desafio de selecionar as obras mais destacadas, resultando na escolha de 52 trabalhos, dos quais 33 foram apresentadas oralmente e 19 ficaram disponíveis para exposição por meio de pôsteres e banners.

Dinâmica – Durante as tardes dos dois dias de atividades, os autores selecionados para apresentação oral tiveram sete minutos para compartilhar suas obras com os participantes do congresso, seguidos de cinco minutos de debate e discussão. Essa dinâmica, segundo Helena Carneira Leão, fomentou um diálogo aprofundado sobre os temas abordados nas apresentações. “Foi um ambiente propício para a troca de ideias”, pontuou.

No caso das obras que foram apresentadas por meio de pôsteres e banners, o material ficou acessível a todos os participantes, no hall do evento e no auditório. Durante os dois dias de evento, os quase 140 participantes puderam conhecer os trabalhos e aprender suas temáticas.

“O VIII Congresso Brasileiro de Humanidades Médicas está comprometido em proporcionar um ambiente de aprendizado e reflexão para médicos, estudantes de medicina e profissionais da área de saúde. Nosso objetivo é incentivar uma abordagem mais humanística e compassiva na prática médica. Agradecemos sinceramente a todos os participantes que submeteram seus trabalhos e estamos ansiosos pelas próximas edições do evento”, concluiu a coordenadora. Para conhecer a completa lista dos trabalhos selecionados, acesse AQUI.