Mateus: O Que é Mais Teu Que Meu?


Agélio Novaes, Mateus e o passarinho, 2022.

 

Péricles Brandão*

Vê, em minha folia, não há mais herdade, não há mais capitanias nas vastidões da Verdade, não há mais compromisso que não seja com o Paraíso, não há mais sangria que não seja das tintas da minha disfarçada alegria.

Não há mais ouros como havia na rocha fria, são outros brilhos, quentes, que rondam as gentes e a minha cantoria. Não há mais tesouros ocultos, nem teus, nem meus, este é o mistério do sério Mateus.

Mas se não há mais em tua pátria do que pode mostrar um mapa, há muito mais do que se contempla num atlas e suas linhas para revelar da Terra, nossa mátria: ela se veste de estampas floridas para brincar comigo inspirando minha fantasia.

Não haverá mais país que seja teu sem que seja meu, descobrimentos teus que sejam a negação dos meus, desbravamentos teus que sejam o saque dos encantamentos meus, é o que canta o Mateus, é o que diz, quase feliz.

Os reinos passarão como as horas sob o olhar do Menino Eterno, todos os reinos, passará todo saber que é surdo ao pulsar em nosso peito, passará a euforia da luta em prol de causa que separa, mas essa prosaica poesia não passará.

Não passará o passarinho em meu ombro, que para teu assombro também sangra ao cantar, irrigando com suas líquidas melodias, seus úmidos gritos desde o sertão até o mar.

É em ti e em mim – numa viva presença, não acima das nuvens ou no mar alto, na tardança sem fim do amanhã – a Yvy Marã E’ỹ, a Terra Sem Males, que faz, pela mais natural das leis, todas as almas irmãs.

A Yvy Marã E’y é ali onde a mina d’água que rega a maniva não é a mina de lágrimas amargas da mãe da menina linda Mandi ou da mãe de sua mãe ou da Grande Mãe esquecida, ainda que viva.

É bem ali onde sob a casca a raiz da mandioca é de uma brancura que nunca engana, nunca envenena as minhas ou as tuas entranhas, nunca deixa a tua e a minha alma loucas e estranhas.

A Terra Sem Males é bem aqui, mais íntima que os meus ossos, onde sinto meu sonho salvo e são: esse sonho tão intenso de com o som de um pandeiro, arremedando o batuque do coração, acordar o mundo inteiro.

*Péricles Brandão: membro da Comissão de Humanidades Médicas do Conselho Federal de Medicina

www.kmspico.lc covers how enterprise activation services fit into networked environments, focusing on supported roles, dependencies, and the general architecture used for large Windows deployments