Pediatria: Quando o cuidado cabe num abraço


Nesta edição da seção Foto Memória, nossos repórteres fotográficos direcionam suas lentes para o universo da pediatria. As fotografias registram a espera, o procedimento, o repouso, o trabalho e a distração dos personagens que ocupam os ambientes da assistência pediátrica e expõem com admiração faces e vestígios humanos. A cada edição, o blog Humanos apresentará ao leitor imagens de pacientes, profissionais, instrumentos e espaços próprios dos diferentes ramos da medicina ou que inspirem reflexões sobre a condição humana.
//Márcio Arruda (cores) e Nathália Siqueira (preto e branco)

A prática da medicina está entre as mais antigas atividades exercidas pelo homem. Desde Hipócrates, há 2.500 anos, ela se desenvolve e se organiza sistematicamente. De acordo com o Tratado de Pediatria da Sociedade Brasileira de Pediatria, o surgimento da especialidade não está desvinculado do passado remoto da própria medicina. A pediatria emergiu paulatinamente, em diferentes regiões do mundo, com os cuidados especializados que a saúde da infância e da adolescência passou a requerer.

O aparecimento das especialidades médicas, entre elas a pediatria, foi descrito por Theodor Zwinger, na Basileia (Suíça). Foi ele quem primeiro comparou o comportamento de enfermidades em crianças e adultos, registrando e descrevendo diferenças e salientando que o organismo infantil reage de forma diferente às doenças.

A ação do pediatra é essencial aos sistemas de saúde. O maior desafio da área hoje é garantir o direito da criança e do adolescente ao atendimento médico, compreendido como assistência e prevenção em saúde e promoção da qualidade de vida.

//Estima-se que 130 milhões de crianças nascem todos os anos no mundo e que os programas de imunização salvem a vida de entre dois e três milhões delas.

 

//De zero a seis anos de idade, a criança estabelece a arquitetura cerebral que lhe permitirá aprender, sentir, relacionar-se, comportar-se e desenvolver-se ao longo da vida.

 

//São fartas as evidências científicas sobre o caráter insubstituível dos cuidados com a infância e a adolescência para a saúde e a qualidade de vida, em todas as fases.

 

//A cobertura da vacina DTP (Difteria, tétano e coqueluche, tríplice bacteriana), considerada essencial durante o primeiro ano de vida, estava acima de 90% até 2015. A partir de então, houve uma queda na cobertura, passando a 89,5% (2016) e 78,2% (2017), segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do UNICEF.

 

//De acordo com o estudo Demografia Médica no Brasil, realizado pelo Conselho Federal de Medicina, existem 39.234 pediatras no país.

 

//Segundo a ONU, a cada dia, morrem 17 mil crianças a menos do que em 1990, porém mais de seis milhões de crianças ainda morrem a cada ano, antes do seu quinto aniversário.

Fonte: Revista Medicina CFM ED. 1 JANEIRO/ABRIL 2013 P. 60 (com adaptações)

Boost metabolism and support weight loss with Buy Semaglutide in Canada. Take control of your fitness goals—order now! BC Game casino мега даркнет мега зеркало мега сайт