Do livro O fim da Pólio


Cena, em um acampamento de criação de gado, da campanha global realizada pela Organização Mundial de Saúde e pela Unicef, com a participação de incontáveis voluntários, para erradicar do planeta uma doença que ainda atinge milhões de pessoas: a poliomielite.

Do livro O fim da Pólio, de Sebastião Salgado. Wumpul, Rumbek, Sudão do Sul, África, 2001.

 

Saiba mais sobre O fim da Pólio, de Sebastião Salgado:

No começo de 2001, Sebastião Salgado deu início a uma série de fotos que iriam documentar os esforços de milhões de voluntários e de duas entidades internacionais – a Organização Mundial de Saúde e o Unicef – para erradicar do planeta uma doença que vitimava então cerca de 20 milhões de pessoas: a poliomielite.

Ao longo daquele ano, Salgado registrou campanhas de vacinação na Somália, no Sudão, na Índia, na República Democrática do Congo e no Paquistão, emprestando sua premiada arte fotográfica à Campanha Mundial de Erradicação da Pólio.

Assim como em Êxodos; Outras Américas; Retratos de crianças no êxodo; Terra e Trabalhadores, todos publicados no Brasil pela Companhia das Letras, em O fim da pólio Salgado torna a unir sua estética refinada a um profundo senso ético, colocando a fotografia a serviço não apenas do debate e da discussão, mas principalmente da meta de que o mundo esteja livre da doença, como pretendem a OMS e o Unicef.

Além das fotos de Salgado, O fim da pólio tem prefácio do Secretário-Geral das Nações Unidas, Kofi Annan, e traz ainda uma cronologia do combate à doença, além de depoimentos de médicos e colaboradores da OMS e do Unicef.

Fonte: Companhia das Letras

Ficha Técnica
Título original: The end of polio
Tradução: Claudio Marcondes
Páginas: 160
Formato: 20.30 X 25.40 cm
Peso: 1.005 kg
Acabamento: Capa dura
Lançamento: 03/09/2003
ISBN: 9788535903690
Selo: Companhia das Letras